segunda-feira, 27 de junho de 2011

FICHA LIMPA valerá nas eleições municipais de 2012

Confiante na aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, afirma que a Justiça Eleitoral trabalha ainda para criar um sistema mais simples de consulta sobre o histórico dos candidatos.


Atualmente, os documentos que informam sobre condenações e antecedentes criminais dos candidatos estão disponíveis no site do TSE, mas a pesquisa é feita em várias etapas, o que dificulta o acesso dos eleitores.

“Vamos racionalizar a forma de apresentação das certidões para que seja mais rápido consultar os antecedentes do candidato. Primeiro o partido e depois o próprio eleitor poderá fazer a triagem dos candidatos antes que a Justiça Eleitoral enquadre na Lei de Ficha Limpa. Não se tratam de dados sigilosos. O processo de registro de candidatura é público” disse Lewandowski.


A Lei de Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados por colegiados ou que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação. A expectativa é de que a consulta facilitada esteja no ar durante o período de propaganda eleitoral que começará no dia 6 de julho de 2012.


No entanto, o Congresso Nacional pode aprovar até outubro deste ano alterações na legislação, que precisarão ser incorporadas às resoluções da Justiça Eleitoral. Esses documentos regulamentam as leis que normatizam o processo eleitoral, inclusive o calendário das eleições.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...