segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Palácio Municipal de Pedreiras
(abandonado)

Dinheiro TEM ...

Em atenção a algumas solicitações para que publicássemos os repasses já recebidos pela atual administração de Pedreiras, o Blog resolveu publicar  somente os recursos de Transferências Constitucionais do ano de 2011 (de janeiro a julho). Todos os fundos chegam a estupenda quantia de mais de 17 milhões de reais, isto sem contar com os recursos de Saúde, Programas Sociais, Convênios, etc. Basicamente o Fundeb (recurso da Educação) é a grande mola propulsora deste montante.


Município: Pedreiras
UF: MA
Ano: 2011

Mês
FPM
ITR
IOF
LC 87/96
LC 87/96-1579
CIDE
FEX
FUNDEF
FUNDEB
Total
01
1.042.510,49
22,90
0,00
2.201,26
0,00
21.760,55
0,00
0,00
1.508.322,55
2.574.817,75
02
1.123.007,39
42,94
0,00
2.201,26
0,00
0,00
0,00
0,00
1.405.862,63
2.531.114,22
03
732.675,08
581,96
0,00
2.201,26
0,00
0,00
0,00
0,00
1.051.668,71
1.787.127,01
04
971.158,47
101,77
0,00
2.201,26
0,00
21.296,62
0,00
0,00
1.931.574,30
2.926.332,42
05
1.114.686,69
20,89
0,00
2.201,26
0,00
0,00
0,00
0,00
1.227.903,09
2.344.811,93
06
1.006.083,26
30,64
0,00
2.201,26
0,00
0,00
0,00
0,00
1.650.028,97
2.658.344,13
07
856.120,00
275,60
0,00
2.201,26
0,00
25.198,28
0,00
0,00
1.084.401,97
1.968.197,11
08
635.779,99
164,02
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
0,00
635.944,01
7.482.021,37
1.240,72
0,00
15.408,82
0,00
68.255,45
0,00
0,00
9.859.762,22
17.426.688,58
Fonte do Tesouro Nacional 
www.tesouro.fazenda.gov.br

Se fizermos uma análise coerente, é possível investir mais na qualidade da educação, dotar as Escolas de uma melhor estrutura (com inclusão digital) e garantir bons salários aos professores, a partir da implantação de um justo Plano de Cargos e Salários.

O Blog do Paul Getty atendeu ao que foi solicitado. Esperamos que os demais façam sua parte!

domingo, 4 de setembro de 2011

O ARTISTA E O CRÍTICO

"O verdadeiro artista é o que dialoga com sua obra, o impostor dialoga com seu público"

            "Os artistas são como antenas a captar os sentimentos da humanidade. Eles captam o que está no ar e o materializam. Admiro os escultores que talham a pedra ou o mármore, fazem uma figura de um pedaço de pau. Admiro os músicos que tocam com cordas ou tamborins, tiram doces sons de flautas, com dedos tocam pianos. Admiro também os pintores que fazem traços, misturam tintas e de uma simples tela branca fazem nascer belas imagens. "
Quando a música e a poesia estão juntas é como se vestíssemos as palavras, além de pintá-las com cores diversas.  Os versos musicados dançam, ganham outra vida e outro colorido.
Um crítico musical ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, é justamente ele que tem a obrigação de ouvir melhor, porque seu ofício naturalmente lhe obriga botar num estado de concentração absoluta maior, porque ele terá que dizer alguma coisa daquilo que está ouvindo, e os críticos mais que ninguém sabem da sua responsabilidade de ouvir tão bem o quanto possível o que aquele músico está fazendo, pois é o mínimo que um crítico tem que fazer.
Ao contrário do que muita gente imagina não é função do crítico dar nota, aplaudir etc., parecer juiz ou professor do artista, muito mais importante do que isso é o crítico conseguir esclarecer quando escreve o que aquele artista tava tentando fazer, no entanto é raro o crítico que sabe disso, e que vai lá exatamente pra fazer uma análise do que está sendo feito, e informar a quem está lendo, ou simplesmente dizer aquilo é uma M... ou é genial.
Há uma confusão generalizada e muito comum entre texto de opinião e texto de crítica. Todo mundo tem o direito de dá opinião, mas não como crítica, contudo um cronista pode escrever o que quiser, mas jamais um crítico, porque o crítico não está lá em primeira instância para dizer o que ele acha, ele tem sim obrigação de entender o que o artista quis fazer. Todavia, isso é raríssimo em todos os segmentos da crítica. Às vezes um crítico vai assistir a um espetáculo e ele quer que o espetáculo seja aquilo que ele na verdade queria ver.
A parte mais gostosa dessa celeuma é que a arte só acontece quando o artista se arrisca, pois é impossível o artista agradar a todos, afinal o que ele procura não é tentar agradar, mas somente ser lembrado. O único compromisso do artista é não ter compromisso, é quebrar as regras, sem obedecer a ninguém, porém, quando o artista adere a um conjunto de regras, de paradigmas, de como se comportar, de como se vestir, de como fazer isso ou aquilo, ele simplesmente não é mais nada.       João do Vale fez isso nunca teve compromisso com absolutamente nada, por conta disso é diariamente lembrado, e, portanto vivo na memória de todos os Maranhenses.
Esse hiato entre o artista e o crítico sempre vai existir, pois será inevitável e até certo ponto benéfico para a perpetuação da arte. A verdade é que o caminho de um artista é longo e sem fim.

Paul Getty S Nascimento
poeta, compositor, escritor e empresário
APL – Academia Pedreirense de Letras
E-mail: paulgetty@terra.com.br


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