sábado, 3 de março de 2012

A EVOLUÇÃO - CHARGE


Decisão do TSE gera insegurança jurídica nas eleições 2012

Brasília – A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de condicionar o registro de candidatura à aprovação das contas da campanha imediatamente anterior do político pode causar alvoroço e uma nova guerra de interpretações e liminares – como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa em 2010 -, nas eleições municipais deste ano. Os ministros deixaram claro que serão barradas candidaturas de quem teve as contas de 2010 rejeitadas. No entanto, ficou uma lacuna no que se refere às contas de anos anteriores.Durante o julgamento, cogitou-se estender a proibição a quem teve as contas rejeitadas em 2008. Entretanto, diante da polêmica, os ministros resolveram deixar para analisar caso a caso.

Ministra Nancy Andrighi foi a relatora do processo no TSE  

Com isso, quem teve a contabilidade de uma campanha anterior a 2010 reprovada só vai saber se pode ou não se candidatar no momento de pedir o registro na Justiça Eleitoral. Eventuais negativas de registro podem tumultuar ainda mais os tribunais com recursos e pedidos de liminar.

Segundo o advogado Admar Gonzaga, especialista em Direito Eleitoral, a indefinição das regras deve durar apenas até o TSE analisar os primeiros casos de registro polêmicos. Isso porque os entendimentos deverão servir para outros casos análogos. O advogado ficou satisfeito com a decisão. Ele argumentou, entretanto, que, muitas vezes, a contabilidade de um candidato é reprovada por irregularidades formais, como a falta de um documento menos importante, e não por uma ilegalidade de relevância:

- Na hora em que o TSE começar a julgar as questões caso a caso, vai estabelecer um parâmetro que vai servir para todo mundo – opinou Gonzaga.

Para ele, a decisão do tribunal é positiva por moralizar ainda mais o processo eleitoral:

- A Justiça Eleitoral tem que avaliar o comportamento dos candidatos.

O registro de candidaturas começará no dia 7 de julho. Até lá, o posicionamento do tribunal poderá mudar. O julgamento de quinta-feira foi apertado e acabou em quatro votos a três. Neste primeiro semestre, termina o mandato do ministro Marcelo Ribeiro, que votou contra a maioria, e do ministro Ricardo Lewadowski, que votou com a maioria. Ribeiro será substituído por outro representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Lewandowski, pelo ministro Dias Toffoli, também do STF. Não se sabe a opinião dos novos integrantes do TSE sobre o assunto.

Ainda é uma incógnita o número de candidatos impedidos de concorrer neste ano. Isso porque cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais julgar as contas dos candidatos. O TSE analisa apenas a contabilidade de candidatos a presidente da República. No dia do julgamento, a ministra Nancy Andrighi mencionou que 21 mil políticos já tiveram contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral. Mas não informou a que ano as contas se referiam, nem os nomes dos políticos.

Contas de Serra de 2010 ainda não foram julgadas

O tucano José Serra, pré-candidato à prefeitura de São Paulo este ano, concorreu ao Palácio do Planalto em 2010, mas ainda não teve suas contas analisadas pelo tribunal. Se a situação permanecer como está até o dia de registro da candidatura, Serra poderá concorrer. No julgamento de quinta-feira, os ministros decidiram que não poderiam punir um político devido a uma falha da Justiça Eleitoral de não julgar as contas em tempo hábil.

Na eleição de 2010, a obtenção do registro de candidatura era vinculada à apresentação das contas da campanha anterior, sem a necessidade de aprovação. A mudança fixada este ano também vigorou nas últimas eleições municipais, ocorridas em 2008. Para os ministros do TSE, o mero ato de apresentação da contabilidade não comprova a idoneidade do político para ocupar um cargo público.

Já a Lei da Ficha Limpa, proposta por iniciativa popular e aprovada no Congresso, será aplicada este ano, com aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF).

MENINO GARANHÃO é chamado de gay pelos colegas porque tem um brinquedo diferente (Humor)

Menino leva soldadinho vestido de bailarina cor-de-rosa para brincar com os colegas na escola; mas tem namorada e não é gay.


Um estudante de Orlando, nos EUA, está sendo chamado de gay porque o seu brinquedo favorito é um soldadinho disfarçado de bailarina, com saia e cor-de-rosa.

Mas o garoto contestou dizendo que tem namorada e que as pessoas não devem julgar as outras por questões de hábitos. 

"Não tenho nada contra os gays, inclusive tenho amigos que são, mas sou namorador e gosto de meninas, e brincar com soldadinho que usa saia e tem a cor rosa não quer dizer nada", disse. 

John disse que leva o soldado pra brincar na escola e que não tem vergonha. "Já brinquei até de boneca com minhas amigas, qual o problema? Continuo sendo homem", disse. Mas os colegas de classe questionam. 

‘BRASIL precisa de um chute no traseiro’ diz secretário geral da FIFA

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, rebateu neste sábado 3 as afirmações do secretário-geral da Fifa, Jèrôme Valcke, de que a construção de estádios e de infraestrutura de transportes e hotéis para os torcedores da Copa do Mundo de 2014 estão atrasadas.

Rebelo disse que a interlocução do governo 
não pode ser feita por meio de
"quem emite declarações intempestivas".
Para o dirigente francês, poucas coisas estão funcionando no Brasil e os organizadores precisam de “um chute no traseiro”, pois o País parece mais preocupado em ganhar a Copa que com organizá-la.

Em coletiva de imprensa, Rebelo disse que o governo brasileiro não quer mais Valcke como o interlocutor nos preparativos para o mundial de futebol.

“A interlocução do governo não pode ser feita por meio de quem emite declarações intempestivas”, disse o ministro.

Aldo ainda enfatizou que o francês não será mais recebido pelo governo e que suas palavras foram “impertinentes e fora de lugar, usando expressões desapropriadas para tratar relações de interesse entre a secretaria e o país sede.”

O ministro também considerou “fora da realidade” a avaliação do secretário-geral sobre atrasos nas obras e indicou que a maioria dos estádios está respeitando os cronogramas previstos. Segundo Rebelo, 42 das 51 obras de infraestrutura mantêm seu plano de entrega para o próximo ano.

“A Copa do Mundo será feita no Brasil porque foram escolhidos, não fomos sorteados”, destacou.

Em Londres, Valcke criticou a decisão brasileira. “Se o resultado (de minhas declarações) é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então isso é um pouco infantil. Vou viajar ao Brasil no dia 12 de março.”

O deputado federal e ex-jogador Romário, crítico do ritmo dos preparativos de seu país para o Mundial, considerou “mal-educadas” as palavras de Valcke, mas disse via Twitter que o secretário-geral tem “100% de razão ao apontar os atraso do País.

Críticas

Valcke, que está na Inglaterra para a reunião anual do Conselho Legislador da Fifa, também fez duras críticas à Lei Geral da Copa a tramitar na Câmara dos Deputados. Ele disse estar “frustrado” com as “discussões infindáveis” no Congresso sobre a Lei da Copa, que os críticos dizem conceder muitos poderes e poucas responsabilidades à Fifa.

O texto-base do projeto já foi aprovado, mas os parlamentares ainda precisam votar na terça-feira 6, dez destaques ao relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) antes enviar o texto para o plenário da Câmara e para o Senado.

Entre os assuntos a serem tratados está a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante as partidas. Três dos dez destaques pedem que seja retirada a permissão.

De acordo com o secretário-geral, não há um “plano B” para a Copa do Mundo de 2014. O evento acontecerá no Brasil, mas os torcedores podem sofrer. “[O Brasil] não tem hotéis suficientes em todos os lugares. Há mais do que o suficiente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas, se você pensa em Manaus, é preciso ter mais”.

Valcke opinou também sobre Salvador e afirmou que a cidade está pouco preparada para receber muitos torcedores. “A cidade é boa, mas [os trajetos] para ir ao estádio e toda a organização de transporte precisam melhorar.”

O anúncio de que cada uma das 12 cidades-sede do Brasil receberá pelo menos quatro jogos causou preocupações sobre viagens aéreas dentro do país, por causa da infraestrutura aeroportuária.

“Tomamos a decisão de mover os times [de uma cidade para outra] e fomos criticados, porque se você torce para um time você terá que voar 8 mil quilômetros [para acompanhá-lo]. Fizemos isso a pedido do Brasil para garantir que todas partes do país vejam a Inglaterra, por exemplo, caso o time se classifique.”

“Mas, tendo apoiado essa decisão, temos que garantir que os torcedores e a mídia – não os times, porque eles têm seus próprios aviões – conseguirão seguir as equipes”, concluiu.

CHARGE DO DIA


Deu na FOLHA DE SÃO PAUL0: DEPUTADOS DO MARANHÃO recebem até 18 salários ao ano

Da FOLHA DE SÃO PAULO


Os 42 deputados estaduais do Maranhão têm direito a ganhar até 18 salários por ano. Além dos 12 subsídios mensais e do 13º, os deputados dispõem de “ajuda de custo”, concedida no início e no fim de cada ano, que equivale a cinco vezes o valor do salário, de R$ 20 mil.

Ao todo, os deputados podem receber R$ 361 mil, cada um, ao ano. O benefício existe pelo menos desde 2006, e é previsto em decreto da Casa. O auxílio foi estendido aos suplentes em 2010. A justificativa é compensar “despesas de transporte e outras imprescindíveis para o comparecimento à sessão legislativa ordinária”.

A ajuda de custo pode ser gasta livremente, sem prestação de contas. Além dessa verba, a Assembleia dá direito a auxílio-moradia, ressarcimento de despesas de gabinete, plano de saúde e no mínimo 19 assessores por deputado.


O pagamento de salários extras encontra paralelo no Congresso, que dá 14º e 15º a deputados e senadores. Pelo menos treze Estados pagam aos parlamentares mais de 13 salários por ano.

Em São Paulo e Goiás, onde os 14º e 15º salários são conhecidos como “auxílio paletó”, a Justiça suspendeu o benefício em 2011 após ações do Ministério Público.

No Distrito Federal, os próprios deputados decidiram na última terça-feira suspender os dois salários extras. A presidência da Assembleia Legislativa do Paraná anunciou o corte dos benefícios em dezembro de 2011, após concedê-los por 16 anos.

Em Pernambuco, tramita desde 2010 na Justiça uma ação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra os beneficios. O presidente da Assembleia do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), disse não saber quanto recebe de verbas extras.

“As Assembleias do Brasil estão debatendo esse assunto e nós também. Vamos avaliar os procedimentos tomados nas demais Casas legislativas e definir o que fazer”, declarou.

Deputados consultados pela reportagem confirmaram receber o benefício. “Quando entrei na Assembleia, em 1995, essas verbas já existiam e não cabia a mim contestá-las”, disse Carlos Alberto Milhomem (PSD). “É uma resolução da Casa que tem presunção de legalidade”, afirmou Rubens Pereira Junior (PCdoB).

CAMPO DE PERIZES faz mais uma vítima

É impressionante o número de vítimas fatais proveniente da BR-135, principalmente no Campo de Perizes. Nesta sexta-feira (02), mais uma vez um acidente automobilístico tirou a vida de uma pessoa.

A colisão aconteceu exatamente no Campo de Perizes no sentido saindo da capital maranhense cerca de 5 km após a ponte do Estreito dos Mosquitos e foi entre um caminhão e um veículo corsa. O condutor do corsa, o publicitário Ramon Figueiredo, teve morte instantânea.

O que se pergunta é: Quantas pessoas precisarão perder a vida para que o DNIT e o Governo Federal comecem definitivamente a duplicação desse trecho da BR-135?

Na semana passada esse foi o principal assunto abordado na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) foi o primeiro a puxar a discussão e lamentar o atraso para o início da tão propagada duplicação da BR-135.

O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), depois de encontro com o diretor-geral do DNIT, Jorge Ernesto Fraxe, garantiu que as obras do novo projeto de duplicação da BR-135 devem ser iniciadas no mês de julho, quando chega ao fim o período de chuvas na região.

Até lá só nós resta apenas rezar e infelizmente contabilizar as mortes que ainda virão até a duplicação da BR-135.

Ator Americano CHARLIE SHEEN vem a São Luís pra apresentar Festival de Rock

Ator apresentará supergrupo que tem Gene Simmons e Duff McKagan. Metal Open Air acontece em 20, 21 e 22 de abril no Maranhão.

O ator americano Charlie Sheen vai ser o “mestre de cerimônias” do Metal Open Air, festival que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril em São Luís (MA), informou nesta sexta-feira (2) a assessoria de imprensa do evento. A nota anuncia ainda o supergrupo Rock N Roll All Stars passa a integrar o lineup do festival, que já tinha confirmado nomes como Megadeth e Venom.


O ator americano Charlie Sheen, que ao Brasil
para festival de rock no Maranhão
“Para apresentar uma constelação como essa, é impossível pensar em outro nome senão o do maior rockstar de Hollywood: o ator norte-americano Charlie Sheen”, diz a nota, que completa falando que ele “virá a São Luís especialmente para o festival”.

A constelação em questão é formada por Gene Simmons (KISS), Joe Elliott (Def Leppard), Matt Sorum (Guns N’ Roses), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Gilby Clarke (Guns N’ Roses), Glenn Hughes (Deep Purple), Ed Roland (Collective Soul), Sebastian Bach (ex-Skid Row), Steve Stevens (Billy Idol), Mike Inez (Alice in Chains) e Billy Duffy (The Cult). Eles serão os responsáveis por fechar os shows de sábado (21). Os outros headliners são Megadeth (dia 20) e Venom (dia 21). Entre outros nomes confirmados estão: Anthrax, Blind Guardian e Big Four. 

Com o Rock N Roll All Star, está fechado o line-up internacional do Metal Open Air, segundo a assessoria. Antes, já haviam sido acertados os shows de Big Four, Megadeth, Anthrax Venom, Blind Guardian, Grave Digger, Saxon, Dio Disciples, Symphony X, U.D.O., Obituary, Exodus, Orphaned Land, Exciter, Destruction, OTEP, Legion of the Damned, Fear Factory e Anvil. 

Os grupos brasileiros que vão estar em São Luís são Matanza, Motorocker, Andre Matos, Almah, Stress, Shadowside, Korzus, Ácido, Ânsia de Vômito, Megahertz, Ratos de Porão, Dark Avenger, Torture Squad, Shaman, Drowned, Unearthly, Attomica, Hangar, Terra Prima, Semblant, Obskure, Headhunter D.C. e Expose Your Hate. 

Os ingressos já estão à venda no site oficial do evento, com vários tipos de pacotes, que incluem acampamento, por dia, camarote… Um dia de pista, por exemplo, custa R$ 250. 

Vale lembrar que Charlie Sheen foi demitido de “Two and a half men” em 2011. No momento, ele se prepara para estrear sua nova série, “Anger Management”. 

O amor é lindo: Jovem foge da prisão pra encontrar travesti

Ainda existe verdadeiro amor e nem as grades de uma cela de delegacia conseguiram separar os dois corações apaixonados. Antônio Paulo Lopes, “Paulinho”, de 20 anos, fugiu da prisão, no mês de janeiro, devido sentir forte saudade de sua eterna paixão, o travesti identificado apenas por “Geiza”.

Presidiário chegou a tatuar o nome do travesti no braço
Ele estava preso desde dezembro do ano passado, na Delegacia de Miranda do Norte onde responde por homicídio.

Paulinho falou que a fuga teve um motivo especial: não aguentava viver sem olhar diariamente Geiza – apesar dela ir 15 em 15 visitá-lo.

Na primeira quinzena de janeiro, ele em companhia de mais cinco companheiros de cela, conseguiram fugir e durante a fuga, dois detentos morreram e três recapturados pela polícia. “Como prova de amor fiz uma tatuagem no braço com o seu nome”, diz.

A VOLTA AO LAR

Para não ser recapturado pela polícia, Paulinho ficou escondido o dia todo dentro de um matagal. No período da noite, segundo o fugitivo, saiu do mato e foi até um lugarejo onde conseguiu ligar para Geiza e ainda essa noite conseguiram se encontrar.

Ele afirmou que durante a madrugada, ele acalentou-o e somente pela manhã do dia seguinte fugiram a pé pela estrada de ferro, localizada nas proximidades da cidade de Anajatuba. Neste município, pegaram um táxi e vieram morar em São Luís, na Vila Maranhão.

Desde esse mês, ele estava trabalhando como ajudante de pedreiro para sustentar a casa, segundo ele, a Geiza possui a profissão de empregada doméstica, mas no momento está sem emprego.

O RETORNO

Na última quinta-feira (1º), a equipe do 5º Distrito Policial, por meio do Disque Denúncia (3223-5800) informou que havia um homicida morando na Vila Maranhão. Antônio Lopes tinha assassinado a tiros um homem, identificado como “Jaime”, no dia 8 de dezembro de 2011, no povoado de Carionga, em Miranda do Norte.

O chefe de captura dessa delegacia, Clemilton Ferreira, falou que os investigadores da Polícia Civil, Valdemir, Amarildo e Fábio foram até o local onde estava morando Paulinho e efetuaram a prisão. Ele foi levado até o 5º Distrito, localizado no Anjo da Guarda e, na manhã desta sexta-feira (2), foi transferido para a Delegacia de Miranda do Norte.

AMOR A PRIMEIRA VISTA

Paulinho relatou que, no ano de 2010, olhou pela primeira vez Geiza, durante o festejo do santo São Raimundo, no povoado de Pindoval, em Miranda do Norte. Neste dia, despertou a paixão por ele, mas somente no ano seguinte que começaram a namorar. “Não troco essa mulher por nada. Quando sair da cadeia, iremos voltar a morar juntos”, confirmou.

sexta-feira, 2 de março de 2012

TRIZIDELA DO VALE - Um Futuro Promissor


No PARÁ, mulher de policial algema o amante na cama, mas a chave estava com o marido

Policial chegou a acreditar na versão da esposa de que o rapaz algemado seria um ladrão


Em Belém do Pará, uma funcionaria pública, casada, resolveu fazer uma brincadeira com o amante, enquanto o seu marido, que é Policial Militar, estava de plantão no trabalho. 

A mulher algemou o rapaz na cama, mas na hora de soltá-lo não encontrou a chave e descobriu que só o marido teria uma cópia. 

Preocupada, a mulher pediu a ajuda dos vizinhos para soltar o amante, mas ninguém conseguiu quebrar as algemas. Um amigo e vizinho da funcionária pública sugeriu que ela mentisse para o marido, dizendo que o rapaz algemado seria um ladrão que invadiu a casa. 

"Quando eu vi que não tinha jeito de tirar as algemas do cara falei pra ela dizer pro marido que o cara era um ladrão que invadiu a casa e ela o algemou", disse um dos vizinhos da casa em que ocorreu o fato. 

O policial quando chegou em casa presenciou o rapaz algemado na cama, mas acreditou na versão da esposa, de que seria um ladrão, e o conduziu para à delegacia. Mas na Delegacia de Polícia Civil de Belém o fato foi esclarecido e o policial ficou sabendo que o algemado era, na verdade, o amante da sua esposa.

Político com contas rejeitadas está inelegível, diz TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu ontem que os candidatos que tiveram rejeitadas as contas da campanha eleitoral de 2010 estão inelegíveis para as eleições municipais deste ano.

A decisão representa importante mudança do entendimento estabelecido pela corte nas eleições passadas, quando os ministros deliberaram que bastava a apresentação das contas, independentemente de sua aprovação, para que o político tivesse o direito de se candidatar.

Nancy : existe cadastro com 21 mil candidatos
com contas desaprovadas
Os ministros editaram uma resolução que estabelecerá as regras de prestação de contas para as eleições de 2012.

Por 4 votos a 3, a decisão de ontem vale automaticamente para quem teve contas de campanha rejeitadas em 2010, mas poderá alcançar também candidatos que tiveram problemas de campanha em eleições anteriores.

Ficou definido, no entanto, que episódios mais antigos serão analisados caso a caso. 

A ministra Nancy Andrighi disse que existe um cadastro com 21 mil candidatos que tiveram contas desaprovadas em eleições passadas. Até o momento, o TSE não soube dizer quantos desses tiveram problemas em 2010.

“Não é possível considerar quite com a Justiça Eleitoral o candidato que teve suas contas desaprovadas, pois a prestação de contas, na prática, corresponderia à mera formalidade”, disse ela.

Andrighi foi acompanhada pelos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. “Não basta apresentação no protocolo de um documento que pode ser até mesmo que não reflita a realidade”, argumentou Marco Aurélio.

Os ministros Arnaldo Versiani, Marcelo Ribeiro e Gilson Dipp afirmaram que a legislação afirma apenas que o candidato receberá a “certidão de quitação eleitoral” se, entre tantos outros pontos, apresentar a prestação de contas, não se referindo à necessidade de aprovação.

Mas a maioria do plenário retrucou que a lei deve ser interpretada no sentido de que a apresentação está vinculada com sua aprovação.

Todos os candidatos devem prestar contas de sua campanha. Eles podem receber doações de fontes privadas, mas também recebem verbas públicas, provenientes do Fundo Partidário, dividido entre os partidos.

Os candidatos devem apresentar comprovante de todos os gastos e receitas declarados. Além disso, a lei determina limites para essas doações que, se ultrapassados, geram a desaprovação das contas de campanha.

Fraudador do CEUMA "Guru" perdia até 60 mil Pôker

Heitor Gomes, o Guru

O ex-estagiário do Ceuma e responsável pelas alterações das notas das provas do banco de dados de informática daquele instituição de ensino superior, Heitor Gomes, o Guru, era frequentador assíduo de casas de jogatina.

O delegado da Seic, Breno Galdino, disse agora a pouco ao blog que a polícia tem informações de que ele chegou a apostar R$ 60 mil numa só partida de pôker, em um jogo que é realizado nas proximidades do Barramar, no Calhau.

Neste mesmo ponto de jogo Guru fazia pequenas apostas quando era apenas estagiário e aluno do Uniceuma. Nessa época ele aparecia com roupas comuns.

Depois de um certo tempo começou a frequentar o mesmo local com vestes de grife e em carrões. O que chamava a atenção dos outros apostadores, e Guru, argumentava que estava tendo aumento sucessivos de salários no Uniceuma.

Em depoimento na Seic, o comparsa Leônidas Gabriel confessou que comprou um carro com ajuda de Guru que lhe deu R$ 30 mil. O Guru está neste momento às 11h10 em um veículo da polícia em trecho da BR-135, na altura do Campos de Perizes. Ele deve chegar à Seic por volta das 12h.

Guru vai prestar depoimento e deve revelar os nomes de filhos de figurões beneficiados na fraude. Em instantes mais informações.


quinta-feira, 1 de março de 2012

CHARGE DO DIA


TJ recebe denúncia contra PREFEITO DE COROATÁ

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, nesta quinta-feira (1º), denúncia do Ministério Público estadual para instauração de ação penal contra o prefeito do município de Coroatá, Luís Mendes Ferreira, conhecido como Luís da Amovelar. O gestor foi denunciado por não ter apresentado a prestação de contas do exercício financeiro de 2009, dentro do prazo legal, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A defesa alegou que a prestação de contas foi apresentada, embora com atraso de um mês.

O parecer do subprocurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, argumentou que o TCE, por meio de resolução administrativa, declarou o prefeito inadimplente, assim como outros gestores. Enfatizou que o artigo 1º do Decreto-Lei nº. 201/67 considera crime de responsabilidade dos prefeitos, em seu inciso VI, deixar de prestar contas anuais da administração financeira do município à Câmara de Vereadores ou órgão que a Constituição Estadual indicar (no caso o TCE), nos prazos e condições estabelecidos.

O entendimento do subprocurador-geral de Justiça foi de que o próprio denunciado admitiu o atraso, ou seja, a apresentação fora do prazo legal. O fato de, posteriormente, haver apresentado a prestação de contas não descaracterizaria o crime. O parecer pelo recebimento da denúncia foi confirmado na sessão pela procuradora de Justiça Maria dos Remédios Figueiredo Serra.

A defesa do prefeito sustentou que a conduta não configura crime, uma vez que o gestor, ao prestar contas, ainda que com atraso, fornece os meios para o controle da utilização dos recursos públicos. Alegou não ter havido dolo por parte do prefeito e nem prejuízo ao erário público.

Unanimidade

O desembargador José Luiz Almeida (relator) disse ser fato concreto que o prefeito não apresentou as contas dentro do prazo estabelecido. Entendeu que a questão é de moralidade administrativa, não do efeito econômico da prática. O magistrado afastou uma preliminar de atipicidade apresentada pela defesa e recebeu a denúncia, para instauração de ação penal. Os desembargadores Raimundo Nonato de Souza e Raimundo Melo deram unanimidade à decisão.

Novas UNIDADES PRISIONAIS criarão 600 vagas


Reformas, construções e ampliações de unidades prisionais são ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (SEJAP), visando apresentar soluções para o problema da superlotação carcerária. Atualmente, dentro de um amplo planejamento para o setor, 19 unidades prisionais do Maranhão estão recebendo melhorias que possibilitarão a criação de 600 novas vagas. 

“Estas obras fazem parte de uma articulação que visa acabar com um dos maiores problemas de todo sistema prisional do país, a superlotação, respeitando as orientações da Lei de Execução Penal (LEP)”, destacou o secretário de Justiça e de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer. 

Com a ação, na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, serão criadas 300 vagas e mais 100 vagas na Central de Justiça de Presos de Justiça (CCJP) do Olho d’água, na antiga casa de albergado masculino. Os espaços são fruto de uma operação na qual as apenadas do presídio feminino de Pedrinhas serão transferidas para uma nova unidade prisional, localizada no antigo prédio do Tribunal Regional (TRE), na Areinha. 

“Estamos trabalhando diariamente para oferecer, dentro destes espaços revitalizados, atividades que garantirão condições efetivas para o retorno ao convívio social” afirmou o secretário. 

Interior – Em Imperatriz, serão criadas mais de 200 vagas ao final das obras – que já estão 60% concluídas. Sergio Tamer explicou que, com a habilitação de espaços no interior do estado, internos que cumprem pena em São Luís poderão ser transferidos para unidades prisionais mais próximas de suas residências e de seus familiares. Já em Davinopólis, a unidade vai disponibilizar mais 90 vagas. 

Além disso, as obras de reforma estão aceleradas em Pedreiras, Chapadinha, Açailândia, Caxias (Casa de Albergue e CCPJ), Timon, Imperatriz (CCPJ e Casa de Albergue) e em Davinópolis. Estão sendo criados, ainda, Centros de Ressocialização em Santa Inês, Rosário e Bacabal. Em breve, vão ser restaurados o presídio de Timon e o de Paço do Lumiar. A previsão é de que até o fim do ano todas as obras sejam concluídas.

Uma Pedra removida pelo poder de JESUS CRISTO...

O dia em que a Rede Globo se rendeu ao poder de Jesus Cristo

Um clipe musical falando do amor de Jesus Cristo foi mostrado durante uma programação de fim de ano, da emissora mais assistida do Brasil, a Rede Globo.

Mas, será que a TV dos Marinhos, que sempre priorizou outros cultos, estaria de olho nos evangélicos? Não, foi o poder de Deus que fez a pedra ser retirada. Quando Deus quer, nada pode impedir, e todos viram e se emocionaram. Glórias ao Deus Eterno!!!


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BOMBA! LUIS FERNANDO volta a Balançar no cargo

Fontes: Blog do Décio

O chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, voltou a balançar no cargo. Desde a manhã desta quarta-feira (29) os meios políticos locais foram sacudidos com informação dando conta de um “stress” entre o secretário e a governadora Roseana Sarney (PMDB), que está em Brasília. Luis Fernando passou o dia em contato com a classe política sem emitir sinais de crise.

Segundo apurou o blog do Décio, Roseana, que participou de ontem de reunião em sua residência na Capital Federal com 15 governadores quando foi discutido o pacto federativo, teria solicitado do auxiliar relatórios de todas as secretarias no sentido de embasar a discussão que teria com os chefes de poder.


Os documentos não teriam sido providenciados ou chegado a tempo para que ela estudasse os dados. Foi o bastante para Roseana reclamar do auxiliar, que não teria gostado do tom da cobrança voltando a emitir sinais de descontentamento. A Casa Civil é a responsável pela coordenação do governo. Para completar, aumentaram as reclamações na administração e na classe política sobre o fato de Luis Fernando não atender telefone.

Desde o ano passado, o blog vem informando sobre a crise na Casa Civil. Na época, o próprio secretário andou se reclamando de falta de poder e prestígio no governo chegando a ameaçar entregar o cargo. Cogitou-se sua transferência para uma pasta mais técnica.

Em conversa com o blog mês passado, Roseana negou que tivesse a intenção de exonerar ou transferir o auxiliar. A governadora é muita amiga do chefe da Casa Civil e foi uma das responsáveis por sua renúncia, em 2010, da Prefeitura de São José de Ribamar. Reside nestes fatos a dificuldade dela em mexer em Luis Fernando.

- Roseana está ficando numa sinuca de bico e uma hora ou outra terá de tomar uma posição porque a situação de Luis Fernando está ficando insustentável no governo. É todo mundo reclamando dele – avaliou ao blog uma fonte dos meios políticos.

O ex-prefeito de Ribamar é um dos pré-candidatos do grupo Sarney ao Palácio dos Leões em 2014. No entanto, o nome do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) é tido pela maioria dos integrantes do grupo governista como o mais viável para a disputa.

Em reunião realizada na Ilha de Curupu, no início do ano com as principais lideranças do grupo, teria sido batido o martelo em favor de Lobão justamente por conta dessa sua preferência interna. Luis Fernando foi chamado ao local para tomar conhecimento da decisão, mas não descartado totalmente.

Por conta das informações sobre a crise na Casa Civil, o blog do Décio caiu em desgraça com Luis Fernando. Em conversas reservadas, ele só se refere a mim com termos impublicáveis.

Asseclas do ex-prefeito de Ribamar partem para todo tipo de baixaria contra mim (Décio) usando principalmente blogs “balaios” controlados ou ligados ao secretário.

No entanto, nenhum deles tem a coragem de revelar a verdade do que está acontecendo com o “chefe”.

MPX e Alemã E.ON investirão R$18 bi em energia, dizem fontes

Pela parceria entre as empresas, a E.ON ficará com 10 por cento do capital da MPX mediante aporte de R$ 1 bilhão. É a maior parceria já feita por Eike Batista com uma empresa internacional para investimentos


Pela parceria, que deve ser anunciada em breve, a E.ON ficará com 10 por cento do capital da MPX mediante aporte de 1 bilhão de reais, possivelmente via aumento de capital a ser promovido pela empresa brasileira.

A parceria deverá tocar os principais projetos da MPX, dentre os quais os complexos termelétricos de Açu (Rio de Janeiro) e de Parnaíba (Maranhão), além de térmicas no Chile e no Sul do país, que juntos exigirão no mínimo 18 bilhões de reais. Cada empresa deterá metade da joint venture.

A MPX possui licenciamento ambiental para a construção de 11 mil megawatts de energia térmica, dos quais a E. ON participará com 50 por cento, disseram as fontes.

É a maior parceria já feita por Eike Batista com uma empresa internacional para investimentos. A MPX e a E.ON disseram por meio de suas assessorias que não comentariam o assunto.

A compra dos 10 por cento da MPX pela E.ON deverá ser feita via aumento de capital, podendo engordar o caixa da empresa em pelo menos 1,4 bilhão de reais, caso os minoritários acompanhem a oferta da E. ON. O valor de mercado da MPX estava em quase 6,8 bilhões de reais, segundo o valor das ações da empresa no fechamento do pregão de segunda-feira.

Com a parceria, a maior empresa de serviços públicos da Alemanha em valor de mercado marca a sua entrada no país.

Recentemente, a E. ON. anunciou que identificou o Brasil como uma "nova região prioritária com detalhada estratégia de entrada no mercado", juntamente com a Índia e a Turquia.

A empresa de energia alemã ficou próxima de estrear no mercado brasileiro com a compra da portuguesa EDP. Caso fosse bem sucedida na licitação, realizada em dezembro, seria sócia da própria MPX na térmica de Pecém (Ceará), onde cada empresa possuiria metade do projeto. Acabou perdendo o negócio para a chinesa Three Gorges.

A compra da fatia de 10 por cento da MPX dará à E.ON sociedade em projetos de geração já em construção ou operação. Mas a formação da joint venture dará fôlego à MPX para tocar empreendimentos de peso idealizados por Eike Batista.

O complexo do Açu, no Rio, é um projeto que prevê um porto de proporções relevantes (da LLX, empresa de logística de Eike), além de siderúrgicas, estaleiro, cimenteiras, montadora e indústria de auto-peças, dentre outras. O investimento conjunto neste projeto ultrapassa os 40 bilhões de reais.

MARCELO CRIVELLA é o novo Ministro da Pesca

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (29) mais uma troca na Esplanada dos Ministérios: Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ) deixará a pasta da Pesca e Aquicultura e será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

A mudança foi divulgada pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, na manhã de hoje. Segundo nota da Presidência, Luiz Sérgio prestou "inestimável contribuição ao governo".

"À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff", diz trecho da nota.

O texto diz ainda que a mudança permitirá incorporar à Esplanada um "importante partido aliado da base do governo" --o texto menciona o fato de que o ex-vice-presidente José Alencar pertencia a essa legenda.

Evangélicos

A troca deve acalmar a bancada evangélica no Congresso Nacional, que sofreu atritos recentes com o governo --Crivella é um dos representantes do segmento.

No mês passado, em palestra no Fórum Social Mundial, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) declarou que o Estado deve fazer uma disputa ideológica pela "nova classe média", que estaria sob hegemonia de setores conservadores. O ministro afirmou que foi mal compreendido.

A ministra Ideli Salvatti (Relações Internacionais) evitou fazer relação entre o nome de Crivella e a bancada evangélica. A mudança, segundo ela, "foi no sentido de integrar um partido que durante todo o período do governo do presidente Lula, na pessoa do vice-presidente José Alencar, (...) sempre foi um partido extremamente aliado, firme e atuante na defesa das ações do governo".

Ideli reforçou ainda que o governo tem "o maior respeito" pela atuação do PRB, um "precioso aliado".

Antes de assumir o ministério da Pesca, Luiz Sérgio foi ministro da pasta de Relações Institucionais, responsável por fazer a ponte entre o Planalto e o Congresso Nacional. Ele foi alvo de críticas, no entanto, dos próprios aliados, que o consideraram um interlocutor sem grande peso no palácio.

Em junho do ano passado, ele foi trocado por Ideli e assumiu a função da ministra, na pasta da Pesca. Agora, Luiz Sérgio deve retornar à Câmara dos Deputados.


VALESCA POPOZUDA aparece com o bumbum deformado mais uma vez

Durante a semana a cantora negou que uma foto que estava sendo veiculada na mídia era sua. Desta vez ela não tem como negar. As fotos mostram o rosto da funkeira durante a apresentação do Salgueiro no desfile das campeãs das escolas de samba do Rio de Janeiro.



Valesca, eu te AMO! Mas está estranho...


'CARTA DE AMOR' vai parar no Diário da Justiça do Trabalho da Paraíba

Carta foi publicada no lugar do resultado de um processo. Justiça informou que servidora responsável já foi exonerada.

Uma carta de amor foi parar no Diário Oficial do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, que tem sua sede localizada na Paraíba. 

A edição do último dia 16 de fevereiro trouxe no lugar em que deveria constar o resultado de um processo a inusitada publicação que conta em detalhes o término do relacionamento de um casal.

Em nota enviada à imprensa, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Paulo Maia Filho, informou a abertura de processo administrativo disciplinar para a apuração da ocorrência pela Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar do TRT.

Informou também que a servidora que assina a publicação pediu exoneração do cargo em comissão que exercia e que o pedido foi atendido pela presidência. A edição do Diário Oficial com a publicação amorosa continua disponível no site do TRT.

A nota da assessoria frisa ainda que o teor da carta não revela a prática de nenhum ilícito, nem causou prejuízo às partes do processo, apenas fatos da vida pessoal da servidora, que não tem em seu histórico funcional nada que macule sua dignidade.

A carta relata o fim de um relacionamento provocado pela entrada de uma terceira pessoa. A mulher, que assina, se queixa do seu amante, relembra momentos vividos com ele e até revela que vai devolver um iphone que ganhou de presente.

A mulher não aceitou que o homem se envolvesse com uma outra mulher. Ela diz que já tinha aceitado ser amante dele em outra situação, mas não aceitaria o novo caso porque a da vez seria alguém próxima a ela. A autora, inclusive, diz que o 'amante' propôs ter as duas ao mesmo tempo.

“Sempre soube que não havia um compromisso entre nós e sou romântica e idealista mesmo e esse lado bem cru e realista da vida me deixa perplexa”, diz a mulher insatisfeita em um dos últimos trechos.


FALSÁRIO usava foto de JACK NICHOLSON em carteira de identidade

Acostumado a interpretar bandidos no cinema, Jack Nicholson acabou indo parar em um crime na vida real, ainda que de maneira indireta. 

A polícia civil de Pernambuco prendeu, nesta terça, um homem que tentava abrir uma conta bancária em Recife com um documento que mostrava a foto do ator.

Na carteira falsa, Ricardo Sergio Freire de Barros, de 41 anos, usava o nome João Pedro dos Santos. 

A foto usada pelo falsário é de uma série do fotógrafo Martin Schoeller, que registrou em macro retratos de famosos como Zidane, Paris Hilton e Jay-Z, além do próprio Jack Nicholson, sem glamour e maquiagem.

Outras identidades falsas foram apreendidas com o suspeito, que está sendo ouvido pela polícia e deve responder por uso de documento falso e falsificação de documento público.

Deputado RIGO TELES defende ‘Elefante Branco’ construído pelo pai em Barra do Corda

Fontes: Blog do Décio Sá

O deputado Rigo Teles defendeu ontem, em discurso na Assembleia, o “elefante branco educacional” construído pelo pai, o prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (ambos do PV), em Barra do Corda.

O Complexo Educacional Manoel Mariano de Sousa está sendo construído pela Prediolar Locação de Veículos e Máquinas ao custo de R$ 8,419 milhões. Terá quatro andares, 63 salas e dois elevadores. Como é erguido numa área residencial, não terá quadra poliesportiva. A previsão é que abrigue 3.600 alunos por turno.

Complexo Educacional Manoel Mariano de Sousa não terá quadra poliesportiva coberta por falta de espaço
A construtora foi denunciada em relatório da CGU (Controladoria Geral da União) por insconsistência de endereço. O contrato da Prediolar com da Prefeitura de Barra do Corda, celebrado em 2009, só apareceu no Diário Oficial do Estado no último dia 15.

Um dos sócios da firma, José Orlando Aquino, foi denunciado pelo Ministério Público Federal ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região (Brasília) junto com o próprio Nenzim e outras cinco pessoas, por desvio de recursos municipais, em 2007. Na época, Aquino era dono da firma J.J. Comércio. O TRF aceitou a denúncia (reveja). Nenzim é acusado pela Polícia Federal de desvios de cerca de R$ 50 milhões nos últimos anos do município.

Segundo Rigo, a escola está sendo construída com recursos do governo federal e do governo do Estado. ”As obras foram aprovadas e são vistoriadas pelo Ministério da Educação e pela Secretária de Estado da Educação (Seduc). As críticas são uma discriminação a Barra do Corda. Se o prefeito não faz, falam mal. Se faz, também criticam”, disse.

Ele disse que a escola se destaca como o maior prédio do município, não só pela beleza arquitetônica, mas por ostentar um espaço adequado para o ensino de qualidade: grandes salas de aulas, bibliotecas, laboratórios, auditórios e outras dependências indispensáveis ao bom aprendizado.

Rido Teles explicou que o complexo não terá quadra poliesportiva porque existe uma próxima ao prédio de responsabilidade do município. Ele, no entanto, disse não saber nada sobre a Prediolar e seu enrolado sócio.

O filho do prefeito de Barra do Corda confirmou que o próprio secretário de Educação, João Bernardo Bringel, afirmou que o complexo seria difícil de ser administrado por conta do seu gigantismo.

Os deputados Roberto Costa (PMDB) e o líder do governo César Pires (DEM), ex-secretário de Educação. O peemedebista, que assumiu nesta quarta-feira a presidência da Comissão de Educação da Assembleia, classificou o complexo como uma “obra de vanguarda”. “Defendi apenas a importância de uma escola bem aparelhada”, justificou-se o democrata.

CHARGE - Amistoso da Seleção Brasileira - parte II


CHARGE - Amistoso da Seleção Brasileira


CHARGE DO DIA - Seleção Brasileira Futebol


SÃO LUÍS tem 13 estabelecimentos de hospedagem classificados como superiores e muito confortáveis, diz IBGE

Veleiros Hotel
A capital maranhense contava, no ano passado, com 51 hotéis, 40 motéis, 29 pousadas, 3 aparts/flats, 3 pensões e um albergue turístico.

Segundo o IBGE, São Luís abrigava, em 2011, somente 13 estabelecimentos de hospedagem classificados na categoria “superior/muito confortável” (8 hotéis, 3 aparts/flats e 2 motéis).

Nesta mesma categoria, outras capitais do Nordeste ofereciam mais opções. Por exemplo, Natal (RN) tinha no ano passado 33 estabelecimentos de hospedagem classificados de “superiores/muito confortáveis”; Fortaleza (CE) contava com 28 e Salvador (BA) tinha 25.

Os estabelecimentos de hospedagem considerados de “médio conforto” somavam 31 em São Luís, e os de “baixo conforto” perfaziam 60 na capital maranhense, em 2011.

De acordo com o levantamento do IBGE, São Paulo era a capital brasileira que oferecia, em 2011, o maior número de estabelecimentos de hospedagem: 972. A seguir, vêm Rio de Janeiro (RJ), com 429; Salvador, com 358, e Belo Horizonte (MG), com 291.

As capitais que revelaram menos opções de hospedagem foram Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Macapá (AP), com 32, 36 e 41 estabelecimentos, respectivamente.

O objetivo da pesquisa, informou o IBGE, é fornecer elementos para os gestores públicos adotarem políticas voltadas à ampliação do setor, tendo em vista os grandes eventos esportivos programados para o país nos próximos anos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

RESSACA DO OSCAR 2012 - CHARGE


CHARGE DO DIA - Seleção Brasileira não serve mais para Bósnia nenhuma


Enquanto o fim do mundo está anunciado para acabar em dezembro deste ano, o futebol brasileiro acabou faz tempo. A confirmação veio no amistoso contra a seleção da Bósnia, uma das piores do mundo. O Brasil venceu sofridamente por 2 a 1, na sorte. "Uma vitória mentirosa", como disse um comentarista esportivo. 

"O jogo contra a Bósnia foi semelhante a levar uma goleada de 10 a 0 da Argentina; foi o mesmo que o Flamengo, São Paulo, Corinthians e outros clubes grandes caíssem para a  última divisão do brasileirão", disse um especialista em futebol. 

O jogo mostrou que o Brasil não serve mais para Bósnia nenhuma e que, a seleção canarinho não ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. 

"É mais fácil os estádios, hotéis e estradas ficarem prontos para a Copa – o que ainda é difícil – do que a seleção brasileira", disse um dirigente da CBF preocupado com o futebol brasileiro. 

Sem esperança de fazer o futebol brasileiro crescer, Mano Menezes torce agora para que o mundo se acabe mesmo em 2012. "Só resta torcer para que não haja Copa em 2014", disse. 

Em coletiva dada a imprensa, a CBF descartou a possibilidade de exonerar Mano Menezes da seleção. "Em time que está perdendo não se meche", disse o Presidente da CBF.

A Toda Poderosa Continua Poderosa - PLIM PLIM

Em comunicado oficial divulgado no site da Fifa nesta terça-feira à tarde, a entidade confirmou que a Rede Globo garantiu com exclusividade os direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Qatar. O contrato dá à Globo o direito de exibir o evento em território brasileiro com distribuição para todas as plataformas: TV aberta, TV fechada, internet e telefones celulares. A emissora já possui os direitos para a transmissão do Mundial de 2014, que será realizado no Brasil.

Segundo o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, “a força e o poder de distribuição da Globo garantem que a competição será acompanhada pelo maior número possível de pessoas no território brasileiro”. Ele acrescentou que este foi um fator determinante para prolongar o acordo com a Globo.

O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, também manifestou seu entusiasmo.

- Por mais de 40 anos, a Globo e a Fifa desenvolveram uma parceria muito frutífera, que trouxe ótimos resultados para ambas as partes. 

Durante todos estes anos, a Fifa conseguiu fazer do futebol o esporte mais popular, com um grande público em todo o mundo, e a Globo se sente orgulhosa de ser parte desta história. 

O mais importante para a Globo é permitir que os espectadores sintam-se participando da competição, como se eles próprios estivessem dentro do campo de jogo. 

Por esta razão, nós estamos orgulhosos de prolongar esta parceria – disse o presidente das Organizações Globo Roberto Irineu Marinho. (As informações são do Globo.com)


Bancada Evangélica propõe legalizar ‘CURA GAY’



São Paulo – O paciente deita no divã e pede: não quer mais ser gay. O psicólogo deve ajudá-lo a reverter a orientação sexual? Parlamentares evangélicos dizem que sim e tentam reverter uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.

Um projeto de decreto legislativo quer sustar dois artigos instituídos em 1999 pelo órgão. Eles proíbem emitir opiniões públicas ou tratar a homossexualidade como um transtorno.

Segundo o projeto do deputado João Campos (PSDB-GO), líder da Frente Parlamentar Evangélica, o conselho “extrapolou seu poder regulamentar” ao “restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional”.

O conselho de psicologia questiona se o projeto pode interferir na sua autonomia. Para o presidente do órgão, Humberto Verona, estão lá normas éticas para combater “uma intolerância histórica”.

Deve-se curar a “síndrome de patinho feio”, e não “a homossexualidade em si”, diz Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Para ele, é o preconceito que leva um gay a procurar tratamento. “[Ninguém diz] ‘cansei de ser hétero, vim aqui me transformar’”, completa Verona.

Freud explica?

O estudante de direito e homossexual Fábio Henrique Andrade, 18, foi mandado para o psicólogo pela primeira vez com dez anos. O filho deveria “tomar jeito” antes que virasse gay, na opinião de sua família adotiva.

A voz fina tirava o pai do sério. “Falava que era de veado.” E também o fato de ele só brincar com as meninas.

Para o pastor e deputado Roberto de Lucena (PV-SP), cruel é deixar “um homem em conflito” ao léu psicológico. Ele é relator do projeto de Campos, hoje sob análise da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

A princípio, Lucena crê que os pais têm o direito de mandar seus filhos para redirecionamento sexual. Mas reconhece que o tema deve ser discutido em audiência pública, prevista para as próximas semanas em Brasília.

BACABEIRA é a quinta cidade que mais demite no Brasil

Bacabeira e Estreito foram os únicos municípios do Maranhão que apareceram no ranking da demissão no Brasil. Bacabeira, no entanto, é o que ocupa o 5° lugar no ranking das cidades brasileiras que mais demitiram trabalhadores em janeiro de 2012. Ao todo, 1.369 pessoas foram demitidas dos seus postos de trabalho no município.

Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), publicado na quinta-feira (23).

Além de Bacabeira, o Rio de Janeiro, que chegou a liderar a lista em novembro, mas no mês passado, teve um saldo negativo de 3.280 demissões. 

O segundo lugar na lista ficou com Pelotas, no Rio Grande do Sul, que perdeu 1,944 mil postos. 

Outra capital, Fortaleza, aparece em terceiro lugar no ranking de demissões, com o corte de 1,573 empregos com carteira assinada.

Veja as cinquenta cidades que mais demitiram em janeiro no país.

Mesmo morto, CLODOVIL bloqueia pagamento de verbas à RedeTV!

A advogada do espólio de Clodovil, Maria Hebe de Queiroz, diz ter conseguido o bloqueio do pagamento de verbas publicitárias que seriam pagas à RedeTV!.

O dinheiro será depositado em juízo por conta do processo que o apresentador e ex-deputado --morto em 2009-- movia contra a emissora.

Desde 2005, quando foi demitido do canal, Clodovil pedia cerca de R$ 2 milhões de indenização. A RedeTV! não comenta o assunto.

AÇAILÂNDIA abre 622 vagas. Confira!

AÇAILÂNDIA - A Prefeitura de Açailândia (MA) abriu concurso para 622 vagas - 154 para nível superior, 166 para nível médio e 302 para nível fundamental. Os salários vão de R$ 622 a R$ 7.500


As inscrições serão realizadas de 27 de fevereiro a 9 de março nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos. As taxas vão de R$ 30 a R$ 65.

Os cargos de nível superior são de assistente social, biblioteconomista, biólogo, educador em saúde pública, educador físico, enfermeiro, engenheiro ambiental, engenheiro civil, farmacêutico-bioquímico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, médico ambulatorial - cardiologista, cirurgião, endocrinologista, geriatra, ginecologista/obstetra, infectologista, médico do trabalho, nefrologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, urologista, médico clínico - ESF, médico plantonista - anestesista, cirurgião, ginecologista/obstetra, ortopedista, pediatra, clínico, professor ensino fundamental 6º ao 9º ano - ciências, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática, professor de braille, professor de libras, professor de música, professor de transcritor de braille, professor de ensino fundamental 1º ao 5º ano e professor de educação infantil.

Os cargos de nível médio são de agente administrativo, instrutor de informática, intérprete de libras, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em laboratório, técnico em radiologia, assistente de serviços de saúde, secretário de unidade escolar e técnico em enfermagem.

Os cargos de nível fundamental incompleto são de agente de limpeza pública, motorista, agente de portaria e auxiliar de serviços gerais.

A prova de conhecimentos será realizada em 1º de abril.


PADRES vão trocar altar pelo PALANQUE

A regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Maranhão não seguirá a orientação do documento editado pela regional Centro-Oeste vetando a participação de padres nas disputas eleitorais ou em qualquer atividade política, como comícios e reuniões partidárias. No documento (Leia mais abaixo) a CNBB aconselha os padres para que fiquem distantes da disputa por cargos eletivos no pleito de outubro deste ano.

Na opinião do arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, apesar da igreja impor restrições, os padres conservam o direito de candidatura. "Os padres são brasileiros e como brasileiros têm o direito de um cidadão comum", comentou o arcebispo.

O arcebispo explicou que os membros que decidirem concorrer a cargos do Executivo ou Legislativo serão afastados temporariamente das atividades internas da igreja, principalmente, das funções em pastorais.

Dom Belisário frisou ainda que mesmo nesses casos não haverá apoio formal da igreja. O religioso lembrou que a principal presença do catolicismo nas eleições é através dos fieis que têm plena liberdade de organização para candidaturas e apoios.

A candidatura de membros do clero maranhense é uma realidade nas urnas do estado. Em 2008 o padre William da Silva foi reeleito para mais um mandato como prefeito do município de Guimarães com 51,6% dos votos válidos.

Segundo Dom Belisário, a igreja tenta evitar o envolvimento dos celebrantes com a disputa eleitoral por conta da partidarização das candidaturas. "Para você se candidatar precisa entrar em um partido e o nosso trabalho não pode ser partidário. A igreja acredita que não há necessidade de padres serem candidatos. Mas, cada caso é um caso e podemos estudar", declarou.

A presença da igreja a favor de um determinado candidato, independente de ser padre ou não, ocorreria apenas em casos extremos como em contraposição a um regime fascista, segundo Dom Belisário. Ele lembrou que indiretamente, devido ao sistema político entre o final da década de 70 e o início da década de 80, a igreja apoiou o surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT) através das pastorais.

O arcebispo de São Luís entende como um processo normal a proximidade existente entre os partidos de esquerda com algumas das pastorais que atuam junto a movimentos sociais. "As pastorais sociais da nossa igreja como a Comissão Pastoral da Terra, o Conselho Indigenista Missionário, a Pastoral da Criança, do Idoso, da Sobriedade e várias outras pastorais abordam questões sociais que estão diretamente ligadas a questões de ordem política. Então é normal que esses grupos se aproximem", argumentou.

Dom Belisário lembra que independente da discussão sobre a candidatura de membros da igreja, nós últimos quatro anos a CNBB tem proposto uma reforma política com uma ampla discussão sobre a forma de escolha dos candidatos, a formação dos partidos políticos e a própria função do estado. Ele citou a discussão sobre a Lei Ficha Limpa como uma das causas em que a igreja esteve envolvida por conta dessa reforma política.

O arcebispo informou que para difundir o debate estão sendo realizados eventos intitulados como semanas sociais em várias regionais com o tema "Qual estado nós queremos e para quê?".

Outra orientação da Igreja Católica nos últimos anos é para que os fieis não deixem o processo eleitoral se esgotar no voto e acompanhem os trabalhos desenvolvidos pelos candidatos após as eleições, até como forma de cobrar as promessas de campanha. "Mais uma grande questão nossa são pessoas que vendem o voto. Opinião não se vende. Nesse sentido, a gente pede para os fieis votarem de maneira muito consciente e livre, o voto é secreto. Vamos escolher pessoas que são boas para nós e para a sociedade", concluiu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...